top of page
Magnum Foletto

Estudo das virtudes

Visão Geral

As virtudes são responsáveis por moldar e ditar o caráter, os valores e a personalidade de cada pessoa.


A Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo.


A Virtude é um conceito que remete para a conduta do ser humano, quando existe uma adaptação perfeita entre os princípios morais e a vontade humana.


Platão e outros filósofos resumiram ou agruparam todas as virtudes humanas em quatro tipos distintos: prudência, justiça, fortaleza e temperança. Essas virtudes fundamentais (ou cardeais) são definidas por Platão como capacidades da alma. A alma humana tem algumas funções, e sua capacidade de cumpri-las são suas virtudes.


As virtudes são atributos pessoais, a qualidade positiva da pessoa que valoriza a excelência individual e o bem estar coletivo.


Vale lembrar que as virtudes humanas representam características e qualidades positivas do comportamento do indivíduo.


E Por que estudar virtudes?


Buscando conteúdo para embasar o processo de auto-desenvolvimento, seja para mim, seja para meus filhos, principalmente em épocas de erosão moral, trazer as virtudes para reflexão é um grande desafio para todas as famílias.


Se trazer o tema de evolução no caráter é um objetivo, as virtudes são o caminho para se chegar lá, pois são as virtudes que sustentam os valores.


As Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.


Por isso, precisamos cuidar sempre do nosso caráter, e eu posso escolher conscientemente os traços de caráter que quero incorporar na minha vida. Com o poder da escolha consciente, pela auto responsabilidade e auto empoderamento. Os traços de caráter (virtudes) que definimos, podem ser praticados, e eventualmente, eles farão parte de nós, Aristóteles disse:

“o bom caráter acontece quando transformamos as virtudes em hábitos”,

pois posso escolher um traço de caráter e praticá-lo, de novo, e de novo, até que ele fique gravado em minha identidade, e se torne em algo natural.

É exatamente isso que o bom caráter requer: consistência. Uma pessoa de bom caráter não põe em prática as virtudes como honestidade, integridade e confiabilidade de vez em quando, ela os transforma em um hábito.


Se você fizer isso, será capaz de agir de maneira correta automaticamente, sem ter que exercitar sua força de vontade toda vez, pois a virtude se tornará parte de você, e o verdadeiro caráter aparece quando as circunstâncias se complicam.


Isso quer dizer, é fácil se sentir bem quando as coisas estão bem. E como você se comporta nos momentos mais difíceis da sua vida, que mostra seu verdadeiro valor, é quando o seu verdadeiro caráter se revela.


Portanto, eu quero ser uma pessoa que em primeiro, reduz consideravelmente os momentos difíceis, ao viver de forma inteligente, e segundo, que demonstra traços como, força, coragem, e graça durante os tempos difíceis, que inevitavelmente vão surgir.



Exemplo de desenvolvimento do caráter


Exemplo que temos é de Benjamin Franklin, ele foi um dos primeiros grandes americanos, ele foi diplomata e estadista, um escritor fantástico, inventor e empreendedor.


Ele foi o primeiro milionário dos Estados Unidos, em 1726, com 20 anos, Franklin identificou 13 virtudes que ele acreditou ser absolutamente indispensáveis para um bom caráter.


Ele citou essas virtudes numa página de um pequeno livro que carregou durante a maior parte da sua vida. Ele conseguia monitorar seu desempenho todos os dias, porque ele queria transformar essas virtudes em hábitos.


Exatamente como o Benjamin Franklin, escolher conscientemente as virtudes que gostaria de desenvolver, listar as virtudes que são mais importantes e defini-las, então poderá começar a praticá-las diariamente.



As virtudes de Franklink:

  1. Temperança: coma sem se empanturrar; beba sem se elevar.

  2. Silêncio: não fale se não beneficiar outros ou a si próprio; evite conversações superficiais.

  3. Ordem: faça suas coisas terem seus lugares; faça cada parte dos seus afazeres terem seu horário.

  4. Resolução: decida quais ações irá realizar; realize sem falhas ao que decidir.

  5. Frugalidade: não crie gastos exceto para fazer bem a você ou outros; não desperdice nada.

  6. Indústria: não perca tempo; esteja sempre empregado em algo útil; corte todas as ações desnecessárias.

  7. Sinceridade: não engane; pense inocentemente e de forma justa, e, se falar, fale de acordo com isso.

  8. Justiça: a ninguém prejudicar fazendo-lhe injustiça ou furtando-se a fazer-lhe o bem que lhe seja devido.

  9. Moderação: evite extremos; tolere injúrias o quanto puder.

  10. Limpeza: não tolere a sujeira no corpo, roupas ou habitação.

  11. Tranquilidade: não se perturbe com trivialidades ou acidentes comuns ou inevitáveis.

  12. Castidade: não use o sexo exceto para fins de saúde e procriação; nunca até a languidez, fraqueza ou de modo a atacar a reputação de outro ou de si mesmo.

  13. Humildade: imite Jesus e Sócrates.

Ele também se preocupou em dar foco em um objetivo a cada semana, colocando o título na parte superior do cartão, seguido de uma breve descrição. Dessa forma, após 13 semanas, ele havia se preocupado por todas as 13 virtudes e então poderia iniciar o processo novamente.


Mesmo que com o passar do tempo, ele viu as marcas diminuírem nos cartões, nunca chegou a cumprir sua meta de perfeição moral, devido à suas falhas mais do que conhecidas (mulherengo e beberrão, que davam-lhe problemas com a castidade e temperança), mas sentiu que se beneficiou com essa tentativa.

“Nunca cheguei à perfeição que eu tinha sido tão ambicioso em obter, e fiquei muito aquém dela. Mas eu era, pelo esforço, um homem melhor e mais feliz do que eu deveria ter sido se não tivesse tentado isso.”


As 50 virtudes importantes para a construção do caráter são:


1. Assertividade

Ser assertivo significa ser positivo e seguro na hora de se expressar e tomar decisões decisões. Basicamente é saber dizer não sem ser agressivo e dizer sim sem ser submisso.

Se você é assertivo, você pensa por si próprio e expressa suas ideias e opiniões com segurança. Você se conhece bem, sabe o que gosta e o que não gosta. Você espera ser respeitado.


2. Autenticidade

Uma pessoa autêntica é verdadeira e original. Se você tem a coragem de ser quem você é, de maneira natural, sem máscaras, você é autêntico, e sua autoestima é saudável. A sua maneira de viver e a sua essência como pessoa estão em harmonia.

Assim como as flores naturais e as jóias verdadeiras, a pessoa autêntica não precisa imitar nada nem ninguém.


3. Bondade

A bondade envolve o cuidado com o outro. É fazer algo com boa vontade para ajudar, para tornar melhor a vida de outra pessoa. É considerar a necessidade do outro. É mostrar amor e compaixão pelas pessoas.

A bondade é a inclinação para o bem. É a qualidade das pessoas que praticam boas ações.


4. Compaixão

A compaixão é compreender e querer ajudar alguém que está sofrendo, que está sentindo dor física ou emocional. É ter empatia em relação à tristeza do outro.

É sentir a vontade de ajudar um amigo a superar seus problemas, mesmo se tudo que você puder fazer for ouvir e dizer palavras amáveis. A compaixão também ajuda a perdoar os erros das pessoas.


5. Compreensão

Compreensão é usar o pensamento para entender com clareza e assimilar o significado das coisas. Compreender é o poder de observar, pensar, interpretar e assimilar.

Um coração compreensivo entende as emoções de outra pessoa, tem muita empatia e compaixão pelos outros.


6. Comprometimento

Comprometimento é quando você se envolve e se empenha seriamente com alguma coisa ou alguém. O comprometimento envolve uma promessa recíproca. É um compromisso que exige responsabilidade das partes que se comprometem.

Quando você se compromete, você deve manter suas promessas e acordos.


7. Confiança

Você é digno de confiança quando as pessoas sabem que podem podem contar com você, que você vai manter a sua palavra e cumprir seus compromissos. Você é responsável e sempre dá o melhor de si.

Você faz o que diz que vai fazer. Você não se esquece, e você não precisa ser lembrado. As pessoas podem relaxar sabendo que as coisas estão em suas mãos.


8. Consciência Multicultural

A consciência multicultural é a habilidade de reconhecer e respeitar as diferentes crenças, valores e costumes que alguém tem a partir de suas origens. Nosso país de origem e nossos costumes locais influenciam fortemente quem somos.

Se você tem consciência multicultural, você tem uma maior compreensão, apreciação e respeito pela história, valores, experiências e estilos de vida de grupos diferentes de você. E isso inclui pessoas de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual, afiliação religiosa, status socioeconômico ou deficiência física ou mental.

Com essa consciência, você está muito mais preparado para ser mais feliz, defender a paz e fazer muitos novos amigos!


9. Consideração

Ter consideração é ter respeito pelos sentimentos e necessidades das outras pessoas. Quando você tem consideração, você avalia sobre como suas ações afetam os outros.

Você presta atenção ao que os outros gostam e não gostam, e faz coisas que traz felicidade. É o apreço e estima que se expressa por uma pessoa ou por alguma coisa.


10. Contentamento

É o sentimento interior de paz e felicidade, a alegria que não precisa de razão. Você aprecia as menores coisas que cada dia traz. Sem o contentamento, quando a diversão para, a felicidade para.

O contentamento pode nos ajudar muito nos tempos difíceis.


11. Cooperação

Cooperar é trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo. Quando cooperamos, nos unimos com os outros para fazer alguma coisa. Todos seguem as mesmas regras. Em um grupo, todos se beneficiam da ajuda de todos.

Na cooperação todos se preocupam com todos, pensando no benefício coletivo. Juntos, podemos realizar grandes coisas.


12. Coragem

Coragem não é não sentir medo. Coragem é enfrentar exatamente o que dá medo. Você encara o medo, mesmo quando é difícil ou assustador.

Quando você tem coragem, você não desiste. Você persiste. Você não tem medo de erros, você admite erros. A coragem é uma força no coração que ajuda a gente a não fraquejar diante dos riscos ou do perigo.


13. Cortesia

Ser cortês é ser educado e gentil, e ter boas maneiras. Quando você fala e age com cortesia, os outros têm o sentimento de que são valorizados e respeitados. Quando você é cortês, você observa e respeita os costumes dos outros. A cortesia ajuda a gente a viver uma vida mais plena, gratificante e sem problemas.


14. Criatividade

A criatividade é o poder da imaginação. É a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. Quando você é criativo você usa a imaginação para busca formas diferentes de viver e pensar. Ser criativo é ser original, inovador e inventivo.

Ser criativo é tentar ver as coisas de novas maneiras, encontrar formas diferentes de resolver problemas. A criatividade é o impulso para a evolução humana.


15. Dedicação

Dedicação é a habilidade de se entregar totalmente a realização de um objetivo. A dedicação de hoje é o resultado de amanhã! A dedicação é fundamental para o sucesso em qualquer coisa.

Dedicar-se é dar amor e atenção às pessoas e às coisas que importam para você. Quando você se dedica, seus esforços são sempre recompensados.


16. Determinação

É quando você foca toda sua energia e esforços em uma tarefa até que ela esteja terminada. Ser determinado é ter metas claras e definidas e uma convicção plena de que vai conseguir alcançá-las.

A pessoa determinada possui a vontade inabalável de atingir seus objetivos, e usa toda sua força de vontade para conseguir. É por meio da determinação que tornamos nossos sonhos realidade.


17. Diligência

Diligência significa fazer as coisas com atenção e cuidado, excelência e entusiasmo, carinho e alegria. A pessoa diligente demonstra essas características ao desenvolver ou produzir alguma coisa. A pessoa diligente trabalha com dedicação e faz sempre o seu melhor.

Diligência combina persistência criativa, esforço inteligente, execução de forma honesta e sem atrasos, com competência e eficácia, e com resultados dentro do mais alto nível de excelência. A diligência é um caminho certo para o sucesso.


18. Disciplina

Disciplina é a obediência às regras e normas estabelecidas. A disciplina representa a boa conduta, e o cumprimento de suas responsabilidades.

Você tem disciplina quando usa a razão para determinar a melhor forma de agir e de se comportar, e você faz as coisas de maneira ordenada e eficiente.

A disciplina, como virtude, é quando os seus valores estão alinhados com os seus objetivos. Você faz o que acredita ser o melhor, e faz isso com prazer.


19. Entusiasmo

Entusiasmo é um grande interesse por algo, é ter um intenso prazer e dedicação ao fazer o que te interessa. Quando você faz algo com entusiasmo, você faz de todo o coração, feliz, com paixão e alegria. O entusiasmo é o prazer maior de fazer alguma coisa.

Quando você está entusiasmado, você tem uma atitude positiva. A palavra entusiasmo se deriva do grego e significa "ter um deus interior" ou "estar possuído por Deus".

Quando você ama o que você faz, você trabalha com entusiasmo, prazer, dedicação e determinação.


20. Excelência

Excelência é um desejo de perfeição, é buscar em si o grau máximo de qualidade em tudo o que você faz ou pensa. Quando você pratica a excelência, você desenvolve e fortalece seus talentos. Você faz tudo com excelente qualidade.

Ter mentalidade de excelência significa decidir ser o melhor e fazer o que for necessário para honrar essa decisão.


21. Flexibilidade

Ser flexível é estar aberto à mudança. Você compreende e considera ideias e pensamentos diferentes dos seus.

A flexibilidade oferece maneiras criativas de fazer as coisas, você não se vê obrigado a apenas fazer as coisas dentro dos seus próprios padrões.

A flexibilidade ajuda você a se adaptar melhor a novas situações. Normalmente, as pessoas flexíveis são consideradas dóceis e diplomáticas.


22. Generosidade

A generosidade é a virtude de quem compartilha, por bondade, coisas materiais ou bons sentimentos. Você compartilha livremente, e não com o interesse de receber algo em troca. A generosidade é um ato desinteressado.

Você encontra maneiras de dar aos outros felicidade, alegria, atenção. A generosidade é uma das melhores maneiras para mostrar amor e amizade.


23. Gentileza

Ser gentil é ser amável e afetuoso. Uma pessoa gentil demonstra cortesia, é educada e atenciosa. Quando você é gentil, você fala calmamente, você pensa com tranquilidade.

As pessoas gentis são elegantes, simpáticas e carismáticas. Elas fazem as pessoas ao seu redor se sentirem bem. As pessoas gentis são encantadoras. Gentileza Gera Gentileza.


24. Gratidão

A gratidão é um sentimento de reconhecimento, um agradecimento por saber que uma pessoa fez algo por você. Ser grato é um estado de espírito, é saber dar valor por tudo de bom que a vida proporciona, por tudo que se tem. A gratidão e uma das mais importantes virtudes para o desenvolvimento pessoal.

É saber apreciar as pequenas coisas que acontecem em torno de você todos os dias. É pensar positivamente. A gratidão nos fortalece.


25. Honestidade

A pessoa honesta não mente, não rouba, não trapaceia. Você é honesto quando você repudia a malandragem e a vontade de querer levar vantagem em tudo. Você fala a verdade sempre, você não omite nem dissimula.

A honestidade envolve dignidade e honra. As pessoas honestas são confiáveis, elas respeitam os outros e prezam as boas amizades.


26. Honra

A honra é um princípio de comportamento baseado nos valores e nas virtudes. A pessoa que tem honra vive com honestidade, dignidade, coragem. Honra é viver pelas virtudes, mostrando grande respeito por si mesmo e pelas outras pessoas.

Quando você é honrado, você mantém sua palavra. Você faz a coisa certa, independentemente do que os outros estão fazendo. Honra é o caminho da integridade.


27. Humor

O humor é um estado emocional. O bom humor é o pai e a mãe da alegria. É quando sua mente mantém você alegre e bem disposto. As pessoas bem humoradas são brincalhonas, criativas e divertem todos ao seu redor. A menor distância entre duas pessoas é o bom humor. Não há maneira melhor de se aproximar de alguém.


28. Humildade

Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, de quem sabe assumir responsabilidades sem arrogância ou prepotência.

Ser humilde é considerar os outros tão importantes quanto você. Se você tem humildade, você não acha ninguém melhor ou pior do que ninguém. Você acha que todos merecem receber o mesmo nível de respeito. Você não espera que os outros, ou você mesmo, seja perfeito.

A humildade faz você reconhecer suas próprias limitações. Você aprende facilmente com seus erros. Quando você faz grandes coisas, a humildade lembra que você deve ser grato, em vez de ficar se gabando.


29. Idealismo

É a inclinação do espírito de sonhar com o ideal. Quando você tem ideais, você realmente se preocupa com o que é certo e significativo na vida. Você segue suas crenças. Você não apenas aceita as coisas da maneira que são. Você faz a diferença, na tentativa de construir o melhor. Idealistas ousam ter grandes sonhos, e agem para torná-los realidade,


30. Independência

É quando você não precisa de ninguém para fazer suas coisas. As pessoas independentes tomam decisões com segurança e são responsáveis. Elas sempre têm algum objetivo em mente. Se você é independente, você tem uma autoestima elevada e confia na sua capacidade de realizar o que precisa ser feito.


31. Integridade

Integridade é viver pelos seus valores mais elevados. É ser honesto e sincero. A integridade ajuda você a ouvir a sua consciência, a fazer a coisa certa e a dizer a verdade.

Você age com integridade quando suas palavras e suas ações são coerentes, estão em harmonia. Você é íntegro quando você respeita a si mesmo e aos outros a sua volta.


32. Justiça

Você pratica a justiça quando você é justo e correto. Você não prejulga. Você sempre leva em conta os dois lados de uma história antes de formar sua opinião.

Você é justo quando você trata as pessoas da forma que você quer ser tratado, fala a verdade, obedece as regras, e pensa como suas ações afetarão os outros. Você escuta os outros com a mente aberta.


33. Lealdade

Lealdade é permanecer fiel a alguém. É defender algo em que você acredita sem hesitar. É ser dedicado à sua família, amigos e ideais, quando as coisas estão boas ou difíceis. Com lealdade, você constrói relacionamentos que duram para sempre.


34. Moderação

Moderação é criar um equilíbrio saudável em sua vida. É um comportamento que evita excessos e que demonstra prudência. Você não exagera nem nas suas opiniões nem nas suas ações. Você é disciplinado para tomar conta da sua vida e do seu tempo.


35. Modéstia

Modéstia é ter autorespeito. É quando você se valoriza com orgulho, mas sem se gabar. Você aceita elogios e reconhecimentos com humildade e gratidão. Modéstia é estar confortável com você mesmo. Quando você é modesto você não tem vaidades exageradas. você tem um modo de ser simples e despretensioso.


36. Organização

A organização envolve viver com as coisas em ordem, com um senso de harmonia. Quando você é organizado, você sabe onde estão as coisas quando precisa delas.

Você resolve os seus problemas passo a passo em vez de ficar rodando em círculos.

Ordem em torno de você cria ordem dentro de você. A organização faz as coisas funcionarem bem e traz paz de espírito.


37. Otimismo

O otimismo é a atitude da pessoa que tenta ver o melhor em qualquer situação. O otimismo é uma esperança tranquila e confiante de que as coisas vão dar certo.

Se você é otimista, você é positivo. Você é otimista se você tem a tendência de apreciar qualquer coisa pelo lado bom. O otimista tem uma atitude segura, e sempre considera que os problemas são passíveis de soluções positivas.


38. Paciência

Paciência é saber esperar sem reclamar. Você é tolerante e compreende as dificuldades e erros das outras pessoas. Você persevera para alcançar seus objetivos. Paciência é um compromisso com o futuro.

A pessoa paciente tem autocontrole emocional, não perde a calma facilmente. Se você é paciente você não age com pressa, é atento e cuidadoso com o que está fazendo, e saber ouvir, sentir e falar com moderação.


39. Perdão

Perdoar é dar a uma pessoa outra chance depois dela ter feito algo errado. Todo mundo comete erros. Em vez de querer se vingar, você desculpa. É importante saber perdoar a si mesmo também. Em vez de se sentir desesperado após um erro, decida agir de forma diferente e tenha confiança de que você pode melhorar.

O perdão é um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por si próprio.


40. Perseverança

Ter perseverança é ser firme e persistente para alcançar seus objetivos. Você se compromete com seus objetivos e supera obstáculos, não importa quanto tempo demore. Quando você persevera, você não desiste diante das dificuldades. Você continua.

Quando você tem perseverança você conquista seus objetivos porque você se mantém firme e fiel a seus ideias e propósitos.


41. Prestatividade

É a característica de quem é prestativo e solícito. A pessoa prestativa que age com base na solidariedade para com o próximo, e ajuda de maneira rápida e caridosa. Se você é prestativo, você sempre faz a diferença na vida das pessoas a sua volta. Você considera as necessidades delas tão importantes quanto as suas. Você é útil, você sempre oferece sua ajuda, sem esperar nada em troca. Você age com um espírito de serviço, para ajudar o próximo.


42. Propósito

Ter propósito é ter um objetivo claro. É ter a visão do que você quer realizar, e concentrar todos os seus esforços em realizar esse objetivo. Você é focado, você faz uma coisa de cada vez, sem dispersar suas energias. Algumas pessoas deixam as coisas acontecerem. Quando você tem propósito, você é que faz as coisas acontecerem.


43. Respeito

O respeito é uma das virtudes mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. Respeitar não significa concordar em todas as áreas com outra pessoa, mas significa não discriminar ou ofender essa pessoa por que sua forma de viver ou suas escolhas são diferentes das suas. Ou querer obrigá-la a pensar como você.

Lembre-se que não existem verdades universais, todos têm direito a ter suas opiniões e estilos de vida. Precisamos saber respeitar. Para ser respeitado você precisa respeitar.


44. Responsabilidade

Ser responsável significa cumprir suas obrigações da melhor forma possível, e dentro dos prazos combinados. Se você é responsável você responde por suas ações, ou por coisas que são confiadas a você. Quando você comete um erro, você assume, e oferece soluções em vez de desculpas.

Responsabilidade é a capacidade de responder à diversas situações com compromisso e de fazer escolhas inteligentes.


45. Simpatia

A simpatia é um sentimento de afinidade que une as pessoas , que faz com que elas se identifiquem. Ser simpático é ser amistoso, agradável e educado, é demonstrar gentileza e amabilidade com o outro. Quando você é simpático, você demonstra real interesse pela outra pessoa. A simpatia estabelece harmonia entre as pessoas, permitindo a criação de laços de amizade. A simpatia é o melhor remédio contra a solidão.


46. Tato

Ter tato envolve falar a verdade gentilmente, considerando como suas palavras afetam os sentimentos dos outros. É pensar antes de falar, ponderando o que é melhor não ser dito. Quando você tem tato, os outros acham mais fácil ouvir o que você tem a dizer. O tato constrói pontes.


47. Tolerância

Ser tolerante é aceitar diferenças. Você não espera que os outros pensem, falem ou ajam como você. Você está livre de preconceitos, sabendo que todas as pessoas têm sentimentos, necessidades, esperanças e sonhos diferentes. Tolerância não significa concordar com pontos de vista diferentes dos seus, significa saber respeitar. A pessoa tolerante é paciente e flexível.


48. Tranquilidade

É sentir calma por dentro, e não ser agitado por fora. A pessoa tranquila diariamente dedica um tempo para reflexão, e sente bastante gratidão. Se você é uma pessoa tranquila você é um pacificador, você gosta que conflitos sejam resolvidos de uma forma que todos ganhem. as pessoas tranquilas conhecem a paz. A paz no mundo começa com a paz em seu coração.


49. União

O espírito de união nos ajuda a trabalhar e viver juntos pacificamente. Nós precisamos entender cada vez mais que somos conectados uns com os outros e com todos os seres vivos.

Quando valorizamos a união, conseguimos alcançar melhores resultados em tudo o que fazemos. Com a união conseguimos, juntos, realizar muito mais do que qualquer um de nós poderia sozinho.


50. Verdade

Ser verdadeiro é ser honesto em suas palavras e ações. Você não diz mentiras, nem mesmo para se defender. Você não tenta tente ser mais do que você é para impressionar os outros. Seja você mesmo, seu verdadeiro eu.

Só podemos ser totalmente verdadeiros quando nossa autoconfiança e o amor que nutrimos por nós mesmos forem fortes o suficiente para nos dar a segurança que precisamos para afirmar a nossa identidade diante do mundo.

Comentários


bottom of page